Quer conhecer mais sobre nós? ACESSE www.escolavirtualparapais.com.br


quinta-feira, 31 de março de 2011

A importância das amigas

O palestrante (Chefe da psiquiatria da Stanford) afirmou, entre outras coisas, que uma das melhores coisas que o homem pode fazer por sua saúde é estar casado com uma mulher.
Já para a mulher, uma das melhores coisas que ela pode fazer pela sua saúde é nutrir a sua relação com suas amigas. Na hora, todos os presentes deram risada, mas ele falava sério.
As mulheres se conectam de forma diferenciada e oferecem sistemas de apoio que ajudam a lidar com o estresse e experiências de vida adversas. Este tempo com as amigas nos ajuda a criar mais serotonina, um neurotransmissor que ajuda a combater a depressão e que pode vir a criar um sentimento de bem estar geral.
As mulheres compartilham seus sentimentos e os homens muitas vezes formam suas relações a partir de suas atividades. Eles raramente sentam com um camarada e discutem como se sentem sobre determinadas coisas ou sobre o andamento de sua vida pessoal.
Trabalho? Sim
Esporte? Sim.
Carros? Sim.
Pescar, Caçar, Golfe? Sim.
Seus sentimentos? Raramente.
As mulheres fazem isso o tempo todo.
Nós compartilhamos a nossa alma com nossas amigas, irmãs/mães e evidentemente isso faz bem à nossa saúde.
O Professor palestrante disse que passar o tempo com um amigo é tão importante para a nossa saúde quanto o exercício físico.
Existe uma tendência de se pensar que quando estamos nos exercitando estamos fazendo algo de bom para o nosso corpo, mas quando estamos com nossos amigos estamos ‘jogando conversa fora’ e desperdiçando nosso tempo, o que não é verdade.
Então, toda vez que vocês estiverem se divertindo na companhia de uma amigona se parabenize porque você está fazendo bem a sua saúde!
-------
Recebido por email esse texto que foi extraído de uma palestra realizada na Stanford University em Palo Alto, Califórnia acerca da conexão Mente-Corpo.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Dez Passos para a participação efetiva e afetiva do PAI no apoio ao Aleitamento Materno.




http://www.aleitamento.com/upload/imagens/foto1_83.jpg


  1. Por vezes ela pode estar insegura de sua capacidade para o aleitamento. Seu apoio será fundamental nestas horas. 

  1. Mesmo que seja difícil aceitar, lembre-se que a amamentação é um período passageiro. Dê prioridade a seu filho(a).

  1. Sua presença, carícias e toques durante o ato de amamentar são fatores importantes para a manutenção do vínculo afetivo do trinômio mãe + filho + pai.

  1. No período de amamentação é pouco provável que sua mulher possa manter a casa, as refeições e se arrumar de formas "impecáveis". As necessidades do recém nascido são prioridades nesta fase.

  1. Coopere nas tarefas do bebê na medida do possível: trocar fraldas, ajudar no banho, vestir, embalar, etc.

  1. Mantenha-se sereno.

  1. Procure ocupar-se mais dos outros filhos (se os tiverem).

  1. Mantenha o hábito de acariciar os seios de sua mulher.

  1. Fique atento às variações do apetite sexual de sua companheira.

  1. Não traga para casa latas de leite, mamadeiras e chupetas.
     
Texto sugerido por
Dr. MARCUS RENATO DE CARVALHO
Pediatra, Sanitarista, Consultor em Amamentação e do Método Mãe-Canguru


(Publicado originalmente no www.aleitamento.com  
produzido pelo Grupo Interinstitucional de Incentivo ao Aleitamento Materno da Bahia - 1993)

quarta-feira, 9 de março de 2011

Atividade Física e Adolescentes: uma combinação perfeita

A comunidade médica tem sido unânime ao alertar aos pais que as crianças estão em pior forma física do que há 20 anos. O que é mais preocupante é que adolescentes com sobrepeso geralmente viram adultos com sobrepeso e, como se sabe, o excesso de peso em adultos propicia doenças cardíacas, diabetes, gota, artrite etc.

Pesquisadores da Universidade de Memphis e da Universidade do Tennessee ficaram surpresos ao descobrir que o metabolismo das crianças era menor enquanto estavam vendo televisão do que quando estavam em repouso não fazendo nada. O adolescente típico gasta quase 30 horas uma semana em frente à TV comendo lanches ricos em gordura.

Cabe a nós, como pais, ajudá-los a encontrar um estilo de vida saudável. Mas por onde começar?

Exercícios para adolescentes
O exercício aeróbico é perfeito para os adolescentes. Algumas possibilidades incluem a corrida, a patinação, ciclismo, natação, caminhada ou corrida, tênis, quadra de basquete completa, dança aeróbica, lutas, remo, futebol, bicicleta, esqui, pular corda, squash, handebol, patinação no gelo... E não há problemas se eles desistirem de uma modalidade para iniciar uma outra – o importante é estarem constantemente se exercitando.

A Associação Americana do Coração (American Heart Association) sugere que os adolescentes elevem suas taxas de batimento cardíaco 20 minutos sem parar, três ou mais vezes por semana.
Embora um pouco de dor muscular seja esperada, especialmente, nas semanas iniciais de um programa de treino, o exercício não deve causar sofrimento, mas deve estar ligado ao prazer. Certifique-se de que o adolescente sabe a importância do alongamento e aquecimento. E lembre-se de que adolescentes fora de forma devem começar devagar. Além disso, também é importantíssimo um parecer médico antes de iniciarem atividades físicas.

Argumentos para conscientizá-los sobre a importância da prática do exercício:
1. Corrida e caminhada são convenientes. Tudo que você tem a fazer é sair pela porta e colocar um pé na frente do outro. Não há necessidade de piscinas, quadras ou
campos.
2. Correr não custa muito, mas lembre-se de um tênis confortável.
3. Seu coração se torna mais eficiente no bombeamento do sangue e do oxigênio através de seu corpo cada vez que você se exercita aerobicamente. Você vai pensar mais claramente. Você também vai aumentar os níveis de HDL em suas artérias para protegê-los de ataques cardíacos e derrames quando você estiver mais velho!
4. É um momento incrível para bater papo com os amigos.
5. É um momento perfeito para ficar sozinho e pensar. Você se surpreenderá com a riqueza de seus pensamentos criativos.
6. Quanto mais exercícios você fizer, mais energia você terá para depois. Após algumas semanas de condicionamento e você vai se sentir mais fortalecido do que nunca.
7. Faz você se sentir bem fisicamente. Seu metabolismo vai queimar a gordura extra para horas depois.
8. Faz você se sentir bem mentalmente.
9. Exercícios aeróbicos podem ajudar a se livrar dos sentimentos de depressão e a frustração desaparece. Depois de 20 minutos, o corpo libera hormônios potentes (chamados de endorfinas), que bombeados através da corrente sanguínea, fazem
maravilhas para a sua auto-estima.

Que tal aproveitar essas dicas para começar a se exercitar com seus filhos?


Texto adaptado de http://life.familyeducation.com/

quinta-feira, 3 de março de 2011

Como os filhos veem os pais - por Calvin

Você já refletiu sobre como o seu filho te vê? Como ele percebe suas ações do cotidiano? Não?! Então, o vídeo do Calvin vai te mostrar, só não sei se você ficará feliz ao final...