Quer conhecer mais sobre nós? ACESSE www.escolavirtualparapais.com.br


sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A palestra foi baseada no livro "Dialogando com a criatividade" que aborda de forma simples e objetiva formas de desenvolver não somente a criatividade abstrata e inventiva dos jovens, mas também aponta para a necessidade da execução de boas idéias no ambiente colaborativo moderno onde grande iniciativas comerciais como Facebook e Google se fazem essencialmente através da atividade colaborativa. É uma excelente oportunidade dos pais se informarem a respeito das novas demandas do mundo produtivo criado pela internet.



Ubiratan Carlos Machado - Formado em Geografia pela UNIFIEO. Exerceu a atividade de professor de geografia em escolas públicas e particulares e paralelamente ao trabalho em sala de aula atuou colaborativamente na criação e desenvolvimento de comunidades e sites auxiliando no desenvolvimento de conteúdos ligados à geografia, administração, educação, empreendedorismo e gestão de pessoas.
Desde 2006 inaugurou um canal no youtube onde desenvolve vídeos com assuntos relacionados ao tema. O canal da Radioblogtv hoje tem 780 assinantes tendo vídeos com mais de 1 milhão de acessos (Era do Gelo II - liderando em tempo de mudanças). É o 24 canal mais visto de todos os tempos na categoria guru.
Em 2008 inaugurou o blog (Radioblogtv) para trabalhar essas temáticas e começou a desenvolver materiais e palestras tanto on-line como presencial. O canal tem em média 20 mil visitas por mês, mas já chegou a 35 mil visitas por mês. Em 2011 passou a se dedicar exclusivamente ao desenvolvimento do blog e à criação de palestras nos temas acima citados. 

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Palestra Online - Obstetrícia, Internet e Empoderamento

Palestrante Ana Carolina Franzon*
Novas tecnologias transformam rotineiramente nossos modos de comunicar. A liberdade de expressão que nos é permitida fazer trafegar na web desponta como uma resposta eficaz para uma mudança sensível nos padrões culturais de desejo e prática das parturientes brasileiras com acesso à internet.
Em redes sociais e blogs, há troca de informações científicas, dados empíricos, experiências pessoais, expressões de medo e desejo. Contextualizados, estes dados podem produzir certo tipo de conhecimento capaz de interferir na relação médico-paciente, estruturalmente assimétrica e hierárquica, ao ampliar a busca pela compreensão e transparência do ato técnico na atenção à saúde.
Para problematizar como as informações sobre parto e nascimento que circulam na internet podem corresponder de modo eficiente à proposta de empoderamento comunitário, discutiremos os resultados de duas pesquisas sobre o tema da saúde e informação em redes virtuais (""Parto no Brasil: Promoção da Saúde, Prevenção Quaternária e Empoderamento"" e ""Transformar é preciso: transformações na relação de poder estabelecida entre médico e paciente (um estudo em comunidades virtuais)”).
Este é um tema que cabe especialmente bem quando refletimos sobre a obstetrícia brasileira, que há quatro décadas ostenta um contínuo aumento de suas taxas de cesarianas; ou então que mantém, em suas práticas na atenção ao parto vaginal, procedimentos considerados obsoletos, como a episiotomia de rotina e o uso indiscriminado de ocitocina sintética. Fato é que muitos outros aspectos de nossa vida também padecem com a super-medicalização: crianças com transtornos de comportamento; mulheres em período reprodutivo; idosos... e todos podemos nos beneficiar com esta “tomada de consciência” que só é possível a partir da experiência vivida.

Em última instância, a análise evidencia narrativas de empoderamento feminino que confirmam a importância estratégica da escolha informada para o respeito às individualidades e o favorecimento das boas práticas na atenção ao parto vaginal.  
 

Acesse a Gravação

 


Palestra realizada em 18/08/2011

*Ana Carolina Franzon, 30, é pesquisadora do GEMAS - Gênero, Evidências, Maternidade, Saúde (Faculdade de Saúde Pública/USP). Formada em Comunicação Social-Jornalismo, edita o blog Parto no Brasil (http://partonobrasil.blogspot.com) em colaboração com Bianca Lanu. Com Iara Vanzela, vive há 2 anos os desafios e aprendizados da maternidade.