Quer conhecer mais sobre nós? ACESSE www.escolavirtualparapais.com.br


quarta-feira, 9 de março de 2011

Atividade Física e Adolescentes: uma combinação perfeita

A comunidade médica tem sido unânime ao alertar aos pais que as crianças estão em pior forma física do que há 20 anos. O que é mais preocupante é que adolescentes com sobrepeso geralmente viram adultos com sobrepeso e, como se sabe, o excesso de peso em adultos propicia doenças cardíacas, diabetes, gota, artrite etc.

Pesquisadores da Universidade de Memphis e da Universidade do Tennessee ficaram surpresos ao descobrir que o metabolismo das crianças era menor enquanto estavam vendo televisão do que quando estavam em repouso não fazendo nada. O adolescente típico gasta quase 30 horas uma semana em frente à TV comendo lanches ricos em gordura.

Cabe a nós, como pais, ajudá-los a encontrar um estilo de vida saudável. Mas por onde começar?

Exercícios para adolescentes
O exercício aeróbico é perfeito para os adolescentes. Algumas possibilidades incluem a corrida, a patinação, ciclismo, natação, caminhada ou corrida, tênis, quadra de basquete completa, dança aeróbica, lutas, remo, futebol, bicicleta, esqui, pular corda, squash, handebol, patinação no gelo... E não há problemas se eles desistirem de uma modalidade para iniciar uma outra – o importante é estarem constantemente se exercitando.

A Associação Americana do Coração (American Heart Association) sugere que os adolescentes elevem suas taxas de batimento cardíaco 20 minutos sem parar, três ou mais vezes por semana.
Embora um pouco de dor muscular seja esperada, especialmente, nas semanas iniciais de um programa de treino, o exercício não deve causar sofrimento, mas deve estar ligado ao prazer. Certifique-se de que o adolescente sabe a importância do alongamento e aquecimento. E lembre-se de que adolescentes fora de forma devem começar devagar. Além disso, também é importantíssimo um parecer médico antes de iniciarem atividades físicas.

Argumentos para conscientizá-los sobre a importância da prática do exercício:
1. Corrida e caminhada são convenientes. Tudo que você tem a fazer é sair pela porta e colocar um pé na frente do outro. Não há necessidade de piscinas, quadras ou
campos.
2. Correr não custa muito, mas lembre-se de um tênis confortável.
3. Seu coração se torna mais eficiente no bombeamento do sangue e do oxigênio através de seu corpo cada vez que você se exercita aerobicamente. Você vai pensar mais claramente. Você também vai aumentar os níveis de HDL em suas artérias para protegê-los de ataques cardíacos e derrames quando você estiver mais velho!
4. É um momento incrível para bater papo com os amigos.
5. É um momento perfeito para ficar sozinho e pensar. Você se surpreenderá com a riqueza de seus pensamentos criativos.
6. Quanto mais exercícios você fizer, mais energia você terá para depois. Após algumas semanas de condicionamento e você vai se sentir mais fortalecido do que nunca.
7. Faz você se sentir bem fisicamente. Seu metabolismo vai queimar a gordura extra para horas depois.
8. Faz você se sentir bem mentalmente.
9. Exercícios aeróbicos podem ajudar a se livrar dos sentimentos de depressão e a frustração desaparece. Depois de 20 minutos, o corpo libera hormônios potentes (chamados de endorfinas), que bombeados através da corrente sanguínea, fazem
maravilhas para a sua auto-estima.

Que tal aproveitar essas dicas para começar a se exercitar com seus filhos?


Texto adaptado de http://life.familyeducation.com/

Um comentário:

Olá,
Ficamos muito felizes em você ter passado por aqui!!!