Quer conhecer mais sobre nós? ACESSE www.escolavirtualparapais.com.br


sábado, 26 de fevereiro de 2011

Filhos adolescentes: Toda ação provoca uma reação de igual intensidade, mesma direção e em sentido contrário

Os filhos crescem e a gente continua querendo protegê-los como se ainda fossem bebês. É incrivelmente difícil vê-los optando por caminhos com que não concordamos...
Então, agora adolescentes bebem demais nas festas, usam roupas que são muito decotadas ou matam as aulas na escola. Talvez precisemos aceitar (ou melhor, engolir) quando eles decidem abandonar o curso de inglês aos 16 anos ou quando perdem oportunidades que contribuiriam com a futura vida profissional porque é muito esforço levantar cedo aos sábados.
A menos que seu filho esteja se colocando em perigo sério, você realmente tem que aturar isso dentro dos limites, obviamente. Às vezes, os pais não têm outra escolha, o que é muito frustrante. Quanto mais você tenta convencê-los de seus erros, mais você os empurra na direção oposta. Eles estão procurando por algo que precisam encontrar por si próprios. Quanto mais força que você usa, mais força eles também vão usar.


Lembra da terceira lei de Newton sobre o movimento? "Toda ação provoca uma reação de igual intensidade, mesma direção e em sentido contrário".  Ele poderia muito bem tê-la chamado a primeira lei de adolescentes.

 
Então, o que podemos fazer quando vemos que estão errando? Temos a obrigação de dizer o que você pensamos, mas não devemos tentar convencê-los do que fazer. E dizer-lhes da maneira que você diria a um adulto: "A decisão é sua e as possíveis consequências poderão ser estas... Já pensou nisso?" Converse com eles de maneira firme, mas sem tentar dar lição de moral ; talvez eles te respondam como um adulto que já quase são, surpreendendo suas expectativas. E se não for desta vez, talvez da próxima vez. Caso os resultados sejam como o que você previu, evite dizer: “Viu eu não falei!” Apenas ofereça o seu apoio dentro de um bom senso, sem querer “tapar o buraco” do que aconteceu, afinal ,a opção foi deles. Eles certamente perceberão que podem contar com seu apoio e sua experiência da próxima vez em que precisarem decidir sobre os caminhos que escolherão.

OBS 1: Precisamos diferenciar “erros reais” de opções diferentes, ok? Excesso de bebida alcoólica é um erro real; escolher uma carreira profissional diferente da que você como pai projetou é uma opção diferente. #ficaadica!

OBS 2: Você também já foi adolescente e passou pelos mesmos conflitos com seus pais, - lembre-se disso!
Texto adaptado de http://life.familyeducation.com/

Um comentário:

  1. Olá!
    Primeiramente vim agradecer o comentário e o link que puxou para o meu post, muito obrigada mesmo!
    Gostaria de seguir este blog, mas não encontrei o local dos seguidores, como fazer?
    bjs cariocas

    ResponderExcluir

Olá,
Ficamos muito felizes em você ter passado por aqui!!!