Quer conhecer mais sobre nós? ACESSE www.escolavirtualparapais.com.br


domingo, 6 de fevereiro de 2011

Compreendendo outro ponto de vista em uma idade precoce


Crianças com até sete meses têm a capacidade de perceber e entender o ponto de  vista de outra pessoa, segundo um novo estudo da Revista Science.
Anteriormente, pensava-se que essa capacidade, conhecida como “teoria da mente”, não se desenvolveria até a idade de 3 ou 4 anos.
“As crianças mais jovens têm dificuldades em se manterem a par de cenários complicados”, disse Ansgar Endress, um psicólogo cognitivo no MIT e um dos autores do estudo. Então, o Dr. Endress e seus colegas usaram um cenário simples para testar as habilidades perceptivas de crianças e adultos.
Eles mostraram a crianças e adultos vídeos animados em que uma bola rola por trás de uma parede e, em seguida, permanece lá, rola para fora da visão do participante, ou rola para fora de vista e retorna. Na animação, um personagem de desenho animado também estava presente, mas nem sempre estava a testemunhar o destino final da bola.
Os adultos foram capazes de determinar rapidamente onde a bola parou, indicando que  tomaram a perspectiva do personagem no conto.
Embora seja mais difícil monitorar os bebês, os pesquisadores descobriram que os bebês olhavam mais para a tela quando a expectativa do personagem de desenho animado não correspondia na realidade à localização da bola.
De tudo isso, pode-se inferir que as crianças compreendem a perspectiva do personagem de desenho animado, o Dr. Endress disse.
A pesquisa pode ajudar os psicólogos a entenderem melhor como funciona uma sociedade.
“Se você quer trabalhar em conjunto, se você quiser colaborar, se você quer se comunicar – só é possível se você levar alguém a perspectiva”, disse ele.
Por SINDYA N. BHANOO – em 04 de janeiro de 2011, Jornal The New York Times.

2 comentários:

  1. Bom dia Marcia, Obrigada pela sua visitinha no meu blog e fico muito feliz em poder dividir minhas experiências e achados com todos!
    Fique sempre à vontade. A casa é sua! ;)
    Beijos

    ResponderExcluir

Olá,
Ficamos muito felizes em você ter passado por aqui!!!